Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de março de 2013

I Encontro Municipal Territorial de Cruz das Almas


Evento: I Encontro Territorial no Município de Cruz das Almas
COORDEX – Coordenação do Colegiado do Território
Programação: Apresentação da política territorial
Discussão / aprovação do regimento e eleição da COMTER de Cruz das Almas
Por Ildos Parizotto.

Abertura do evento aconteceu com a formação da mesa com autoridades do poder executivo e representantes da sociedade civil. Participaram da mesa: Sr. Raimundo Jean Cavalcante Silva (Pref. de Cruz das Almas), que fez a abertura saudando a todos e em especial à Coordenação do Território e ao ADT/SEPLAN, abordando o interesse de ver a política territorial acontecendo na prática e de imediato elogiando a iniciativa da COORDEX  para a Plenária de Agricultura Familiar e Economia Solidária, que se dará neste espaço no dia 15/03 com apoio da Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, também compôs a mesa, Sra. Rosana Vieira (COORDEX), Sr. Raimundo Fiuza (Câmara Municipal), Sr. Josoaldo Cardoso (Secretário de Relações Institucionais), Sr. Clóvis Penine (Pref. de Muniz Fereira), Sr. João Carlos (ADT/Seplan), Sra. Amanda Maria (EBDA), Sra. Joanice Silva dos Santos da Ass. Des. Com. de Lisboa.
Em seguida houve a apresentação da política territorial feita pelo Sr. João Carlos da Seplan.
Apresentou a formação e divisão da política de territórios. Apresentou algumas das conquistas no * Recôncavo que aconteceram por provocação como: Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, a UFRB, o CETEP, etc. Abordou o PPA municipal integrado, políticas públicas e consórcios públicos.
Falou sobre democracia participativa, propostas de políticas públicas, fiscalização, interatividade e solidariedade.
*Colegiado territorial: espaço de governança, capital social, COORDEX, COMTERs e ADTs. 
Rosana Vieira apresentou as instituições participantes e o grande esforço de reunir a diversidade da sociedade civil e das instituições públicas. Expressou diversas vezes sobre o “movimento”que se está e isso impulsiona. Objetivos: sensibilizar, mobilizar, promover, sistematizar. Falou das oficinas e encontros municipais... articulação, conscientização, buscando o desenvolvimento sustentável. Apresentou o email territorioreconcavo@yahoo.com.br e o blog http://tireconcavo.blogspot.com.br/ .
* Apresentação de Ademildes Reis da Agrovida: ONG que desenvolve atividades de prestação de assistência técnica a cinco município para agricultura familiar.
Debate: Graça Sena -  Que o espaço do território seja realmente ocupado pela sociedade civil e não seja apropriado pelos governos (Presidente Fundação Galeno D'Avelírio - da Casa da Cultura de Cruz das Almas).
Sr. Osvaldo da Paz reforçou o papel do Território e que realmente sejam muito mais amplas do que uma politização partidária.  Outras falas reforçaram a importância da participação efetiva da sociedade. Carmen Oliveira chamou atenção para a participação e representatividade.
O Sr. Pedro Coni falou sobre a recuperação das nascentes do rio Jaguaripe e ser aproveitadas as águas para minimizar os efeitos da seca. Nadson para a maior participação da sociedade civil.
Josevaldo para questão ambiental e os efeitos da degradação do meio ambiente. Rilza informou sobre o Centro de referência da mulher, de ampliação do horário de atendimento às mulheres.
Respostas da mesa: agradecimento a organização com produtos da agricultura familiar.
Chamadas públicas com relação à seca. Preocupação de João Carlos no debate para incluir parte do Recôncavo no semiárido.
Espaço de governança deve ser fomentada para que tanto Território e Municípios trabalhem lado a lado para conseguir efetivos resultados para a coletividade.
As entidades tem que estar representadas para que seja atendido o regimento e a efetiva participação coletiva.
Chamadas públicas: As chamadas públicas muitas vezes precisa ter parceiros para conseguir enviar a proposta: Apoio na comunidade da comunidade e de associação de agricultores familiares.
Discussão e Aprovação do Regimento - Eleição da COMTER Cruz das Almas.
Eleitos  - Poder Público - Titulares: EMBRAPA - EBDA - PREFEITURA MUNICIPAL.
Poder Público - Suplentes: UFRB - ADAB - CÂMARA MUNICIPAL.
Eleitos Sociedade Civil - Titulares - SindiTabacos - Coletivo de Mulheres Jacinta Passos - Associação de Desenvolvimento Comunitário do Embira e Rebouças.
Sociedade Civil - Suplentes - AGROVIDA, Centro de Ressocialização - ACOBRAPH.












3 comentários:

  1. Mais uma etapa vencida. Parabéns a todos e todas que contribuiram para mais uma Tarefa. Vamos avante ontros encontros viram.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, CODEX! Que os esforços não tenham sido em vão. Parabéns pela resistência!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Graça... Você é uma baluarte desta luta, valeu por participar, por mostrar o outro lado, contamos com Você sempre.

      Excluir