Total de visualizações de página

domingo, 28 de abril de 2013

Convite - I Encontro Municipal Territorial de São Francisco do Conde



No dia 30 de abril, próxima terça-feira, São Francisco do Conde sediará o I Encontro Municipal Territorial. Marcado para ocorrer no Laboratório de Ciências da UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira), entre as 08 e 12 horas, o encontro será realizado com a proposta de criar uma Coordenação Municipal Territorial de São Francisco do Conde, para que esta possa, junto ao Colegiado Territorial (CODETER), buscar soluções para os problemas, seja de investimento público ou privado, considerando todos os pontos da vida social, entre os quais: educação, saúde, meio ambiente, segurança, agricultura, comércio, indústria, seca, enchente, abastecimento de água e saneamento. O cronograma inclui apresentações sobre Política de Desenvolvimento Territorial, Território do Recôncavo e Consórcio Público, Discussão e Aprovação do Regimento Interno da COMTER e Eleição da Coordenação Municipal Territorial. O I Encontro Municipal Territorial é realizado pela Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (SEAP), em parceria com o Colegiado do Território de Identidade do Recôncavo da Bahia.(Política Livre).

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Encontro Estadual da CET - Coordenação Estadual dos Territórios de Identidade da Bahia 23-24/04/2013



Conjuntura e reposicionamento político marcam evento dos Territórios da Bahia
Representantes dos poderes públicos municipais e da sociedade civil organizada dos Territórios de Identidade da Bahia se reunirão nos dias 23 e 24 de abril, em Feira de Santana, para discutir o reposicionamento político dos 27 Colegiados Territoriais frente à agenda de governo. O Encontro Estadual será promovido pela Coordenação Estadual dos Territórios (CET), que pretende reorganizar a pauta dos colegiados em vistas ao fortalecimento da abordagem territorial na Bahia.
Na programação estão previstos debates sobre as ações de enfrentamento dos efeitos da estiagem no semiárido baiano e as estratégias para operacionalizar os recursos financeiros de custeio da abordagem territorial. O Estado deverá executar recursos da ordem de R$ 5 milhões de reais, entre contratos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretaria do Planejamento da Bahia, entidades privadas sem fins lucrativos, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e outros parceiros.
De acordo com a coordenação executiva da CET, este é um momento fundamental para avaliar o desempenho de toda a estratégia de desenvolvimento territorial, especialmente do apoio governamental, no sentido de consolidar, na Bahia, esse modelo de participação e controle social.


PROGRAMAÇÃO: 

23/04 - Manhã 

Abertura do Encontro e Apresentação da Programação 

Coordenação Executiva CET 

Painel I: “A contribuição da abordagem territorial para a consolidação de um modelo democrático e participativo” 

Paulo Cesar Arns – Sócio Fundador do IADH e Especialista em Desenvolvimento Territorial 

Painel II: 

"Desenvolvimento x Participação: o modelo em implementação no Estado da Bahia” 

Vivaldo Mendonça – Diretor Executivo da CAR 

23/04 - Tarde 

Operacionalização dos recursos do Projeto SEPLAN/SDT e Chamada Pública SDT/MDA 001/2012 

Tiago Xavier | DPT/SEPLAN 

Ronaldo Camboim | IADH 

Wellinton Rezende | DFDA – BA / MDA 

. Balanço sobre o processo de Homologação dos Colegiados Territoriais (Resolução CEDETER 002/2011) 

Coordenação Executiva CET 

Secretaria Executiva do Cedeter 

Definição do Cronograma de Atividades CET 2013 

Coordenação Executiva CET 

24/04 - Manhã 

Mobilização Estratégica dos Colegiados Territoriais para Ações de Enfrentamento dos Efeitos da Estiagem no Semiárido Baiano 

Naidison Quitella | Coordenador Estadual da ASA Bahia 

Ubiramar Bisbo (Mazinho) | Membro da Coordenação Executiva CET 

Ademilson Santons (Tiziu) | Coordenador IRPAA 

Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca 

Ministério do Desenvolvimento Agrário 

Definição de estratégias para organização e posicionamento político dos Colegiados Territoriais e da CET 

Coordenação Executiva CET 

24/04 - Tarde 

Eleição dos novos membros da Coordenação Executiva CET (Biênio 2013-2014). 

Encerramento 

sexta-feira, 12 de abril de 2013

II Diálogos Territoriais


Aconteceu hoje no auditório lotado do CETEP/Recôncavo em Santo Antonio de Jesus, o II Diálogos Territoriais que contou com a presença do Secretário de Planejamento do Estado José Sérgio Gabrielli que dissertou sobre as ações do Governo Estadual em várias áreas no Recôncavo, falou da importância para a mobilidade e economia da região da ponte Salvador X Itaparica, suas nuances e expectativas, falou ainda sobre o polo naval, áreas de influência e sobre a industria do petróleo e suas previsões. Presente ainda o Assessor do MDA para o Semiárido Brasileiro Jerônimo Rodrigues, que falou das ações do Governo Federal e do acesso aos programas recém lançados pela Presidenta Dilma. Representações de todos os Municípios do Recôncavo estiveram presentes e os prefeitos: Clovis Penine de Muniz Ferreira, Paulo Braz de Cabaceiras do Paraguaçu, Radaman Barreto de Varzedo, Janser Mesquita de São Sebastião do Passé, Domingas da Paixão de Governador Mangabeira, Raimundo Jean de Cruz das Almas, Magno Filho de Vera Cruz, Dr. Armando de Conceição do Almeida e Humberto Leite de Santo Antonio de Jesus que fez as honras da casa, além dos deputados Rosemberg Pinto e Luiz Alberto. Na parte da tarde houve debate em grupo avaliando as ações do Governo Estadual e as prioridades elencadas no PPA para o Território. O evento fora encerrado às 17.30hs com os relatórios dos grupos e a avaliação do Secretário Gabrielli. Pela COORDEX, coparticipe na mobilização do evento, estavam Rosana Vieira, que compôs a mesa e fez um discurso forte no sentido de reivindicar a volta do CAPPA - Conselho de Acompanhamento do PPA, maior olhar do Governo para a Política Territorial e seus Colegiados, elogiando a ação da SEPLAN no tema, e do papel importante dos ADT´s, e mais, Ildos Parizzotto da EMBRAPA, Gerson Cavalcanti e Bomfim, STR de São Felipe, Glória e Pedro Coni, Prefeitura de Conceição do Almeida, Ananias Viana, CECVI, Parode, Antonio e Francisco, Prefeitura de Santo Amaro da Purificação, José Humberto Cerqueira, EBDA, Eládio Borges Lima, Prefeitura de Sapeaçu, Antonia Santos, Associação Comercial de Sapeaçu, João Carlos/ADT.



















terça-feira, 9 de abril de 2013

Seminário com MDA - Jerônimo Rodrigues


Nesta terça-feira dia 09 de abril, aconteceu no Clube Cultural de Governador Mangabeira, mais um a ação promovida pelo Colegiado Territorial do Recôncavo em parceria com a Prefeitura Municipal de Governador Mangabeira, prefeita Domingas da Paixão e o STTR local que tem como Presidenta a Vereadora Ane. A COORDEX estava representada por Rosana Vieira, Ananias Viana, Antonia Santos, Josemário Bomsucesso, Jose Humberto da EBDA e André da Agrovida. O convidado especial foi o Assessor do Ministério do MDA para o Semiárido Brasileiro - Jerônimo Rodrigues, recebido pela Prefeita Domingas no início do evento, que se fez representar pela Secretária Iris Tatiuse durante os trabalhos. O evento contou com apresentações do Agente de Desenvolvimento Territorial-ADT da SEPLAN para o Recôncavo - João Carlos que falou sobre a política territorial e a situação da seca e agricultura familiar no Território, em seguida houve a apresentação do Técnico da Prefeitura Irlan Almeida que falou sobre os programas PNAE e PAA. A Dra. Kátia Abreu do EBDA falou sobre seus estudos e observações sobre o processo, batizado inicialmente por João Carlos/ADT, de "semiaridação" de parte do Recôncavo. Fechando as apresentações, Jerônimo Rodrigues fez um histórico das ações dos governos Lula e Dilma na área específica e as formas de acesso aos programas, depois partiu-se para o debate. Onze debatedores se seguiram, começando pelo Secretário de Agricultura de Sapeaçu Eládio (Bahia) Borges Lima, contando ainda com Pedro Coni, Secretário de Agricultura de Conceição do Almeida, José Humberto da EBDA, Ane do STTR, Gabriel de Castro Alves, Bruno de Gov. Mangabeira, Janaina de Cachoeira, Antonia de Sapeaçu, Magno da EBDA, Fabiano de Castro Alves e Rozete da FETAG. O evento contou com 200 pessoas que presenciou um debate acalorado e produtivo. Houve a participação de 15 cidades do Território de Identidade do Recôncavo, instituições como Agrovida, If Baiano (prof. Carlos Alan), Ascoob, Sinditabaco, Ass. Comercial de Sapeaçu, STR´s, Associações. Estiveram presentes entre outros, os Secretários de Gov. Mangabeira: Aline, Iris, Juarez, Prof. Borges e Marcos Antonio, os Vereadores/as, Davi, Fábio, Nerinho, Ane, Eliza e Toinho de Zuqinha. Ao final, a prefeitura serviu um almoço para os participantes. O evento teve a coordenação de Gerfeson, Diretor de Cultura e a recepção de Noralice, diretora do Clube com o apoio de Luis de Detinho. 














quarta-feira, 3 de abril de 2013

II DIÁLOGOS TERRITORIAIS


Seminário com o MDA em Governador Mangabeira



COORDEX/Recôncavo - STTR  Gov. Mangabeira - Prefeitura Mun. Gov. Mangabeira

CONVIDAM


O Colegiado do Território de Identidade do Recôncavo da Bahia em parceria com a Prefeitura Municipal e o STTR de Governador Mangabeira têm a honra de convidar a V.Sa. para participar do  Seminário com MDA.
O Encontro propõe apresentar aos cidadãos Programas do Governo como PNAE/PAA e outros. (O que já foi executado, o que está sendo realizado e o que se realizará). 
Neste evento será discutida a questão da Seca no nosso Território e as medidas de convivência                                                    com o fenômeno.,
Na oportunidade contaremos com a presença do Sr. Jerônimo Rodrigues – Assessor Especial              Ministro do MDA para o Semiárido Brasileiro.

Certos de contarmos com a sua participação esperamos a confirmação de V.Sa. através do      email:

Rosana Vieira (COORDEX) - 75/8191.2998         (zannyvieira@gmail.com).
João Carlos (ADT/SEPLAN) - 75/8847.7227-8301.9848 (jonyreys@hotmail.com),
Ane do Sindicato (Presidenta) – 75/3638.3148 (strdemangabeira@bol.com.br).
Dra. Iris Tatiuse (Sec. Governo) – 75/3638.2558 (prefeitadomingas@hotmail.com).

Participem.

Município: Gov. Mangabeira.
Hora: 8:00 às 12:00
Data: 09 de abril de 2013.
Local: Clube Social de Gov. Mangabeira – Bahia.

Rosana Vieira                        Ane                            Domingas da Paixão
Coordenadora                      STTR                            Prefeita Municipal


PROGRAMAÇÃO:

8:00 – Abertura
9:00 às 9:20 – Apresentação João Carlos – “Situação do Território”
9:30 às 9:50 – Apresentação – Dra. Kátia Magalhães (EBDA) -         Desertificação/Semiaridação no Recôncavo.
10:00 às 10:20 – Irlan Almeida – Apresentação PNAE/PAA.
10:30 ás 11:00 – Jerônimo Rodrigues – Ações do MDA.
11:00 às 12:00 – Debates e Encaminhamentos